Sábado, Abril 19, 2014

Noite de Gala, o que vestir?

gala

Uma das dúvidas mais frequentes nos cruzeiros coloca-se aos “novatos” dos cruzeiros, diz respeito ao que vestir em noites especiais, nomeadamente nas Noites de Gala.

 

São vários os factores que influenciam o ambiente de uma Noite de Gala a bordo de um cruzeiro, por isso tratarei de os resumir para tirar pelo menos, as dúvidas básicas.

 

Partamos do princípio de que Noite de Gala é levada à letra, a forma como se deve ir vestido, quer dizer, com as melhores fatos e vestidos.

 

No entanto, a falta de hábito ou tradição, “férias igual a bermudas ou calções”, faz com que a percentagem de pessoas que realmente se vestem de Gala não seja assim tão elevada para a circunstâncias.

 

 

Mas, o que é trajar de Gala?

 

Que ninguém se assuste! Primeiro irei detalhar o que deveria ser, e posteriormente o que na realidade se faz.

 

Para o cavalheiro ...o smoking, se a celebração é posterior às 5 da tarde, horário europeu. Na realidade o smoking é uma peça que deve vestir-se após o por-do-sol, no nosso caso é bastante mais tarde do que as 17 horas.

Nos cruzeiros a Noite de Gala ocorre sempre mais tarde, pelo que esta situação não se coloca. Também existem uniformes de Gala e outro tipo de trajes adequados, mas vamos centrar-nos no mais comum. É Igualmente aceitável como traje de Gala um fato escuro (cinzento escuro ou preto).

Para a senhora...os vestidos compridos. Quando digo compridos, quero dizer até o tornozelo, pois os vestidos curtos são de cocktail e não de Gala.

 

Bem, este deveria ser o traje de Gala, mas, a realidade é bem diferente, e apresenta-se-nos da seguinte forma:   

 

Os cavalheiros... fato e gravata e vestem calças e camisa apenas.

As senhoras... usam vestidos de cocktail ou Gala.

É a ocasião ideal para usar fatos que foram comprados para ir a casamentos, baptizados e comunhões ou finais de ano.

 

Nos navios cuja a sua sua rota passa pelo Mediterrâneo, com entrada de passageiros em Espanha, Itália, ou de passagem por Portugal (onde entram mais hóspedes latinos) vestem-se normalmente da forma acima referida.

 

Os passageiros anglo-saxónicos apresentem-se com roupas mais formais.

Nos navios em que a maioria de passageiros é de origem anglo-saxónica, e em companhias nível médio e superior, que operam nas Caraíbas ou no norte da Europa, constactamos que a maioria dos homens vestem smoking e as senhoras traje de Gala. Vemos ainda alguns homens que usam fato escuro e senhoras com traje para cocktail (incluindo lantejoulas).

Os passageiros que não gostam de trajar de Gala quase não os vemos em determinadas zonas do navio mais chiques ou “fogem” para o buffet.

 

Nos navios de companhias de luxo e super-luxo pode ser diferente.
Em algumas destas companhias não existem Noites de Gala, porque para os seus hóspedes, habituados a multiplas festas durante todo o ano, estas são apenas rotineiras e inclusivamente enfadonhas. Não obstante isto, não significa que se vistam de qualquer maneira, já que seguem os códigos de traje casual ou business descritos em todos os manuais de Etiqueta.

 

 

Por último, o traje de Gala não é obrigatório e ninguém da tripulação lhe dirá nada se não for vestido com fato de Gala.

Vá como queira e como se sentir mais confortável, contudo e face ao dito anteriormente, haverá ocasiões em que se poderá sentir um pouco "deslocado", mas noutras ocasiões passará perfeitamente despercebido.

 

Pessoalmente, como não estou tão habituado a festas assim (ao ponto de me fazer perder o interesse por elas), agradam-me as Noites de Gala porque são diferentes, especiais, isto é, são algo que não se faz com frequência: arranjarmo-nos de uma forma tão extraordinária, faz com que nos sintamos especiais, muito elegantes e radiantes.

Por tudo isto eu defendo o fato formal - smoking, porque é diferente do fato e gravata que muitos de nós usamos no nosso dia-a-dia, assim como os vestidos de Gala, que nenhuma mulher se atreveria a vestir diariamente. 

 

Félix González - infoCruzeiros.com
CT (Trad.)

Move
-

Blog do Editor

Top Headline
Revisitando as actividades em 2010

No passado ano de 2010 duplicámos número de utilizadores registados no portal infoCruzeiros e ultrapassámos os 1.500 acessos diários. Os nossos fora bateram assim recordes de participação. Estiveram...

Read More...
Cruzeiros - "A Galinha dos Ovos de Oiro" pode acabar

Quando se pensa em férias, cada vez mais se opta por fazer um cruzeiro.
Este é um sonho de muitos portugueses e uma realidade crescente que pode vir a ter os dias contados, com a Portaria 1285/2010...

Read More...
Vestir a “Camisola” da Fundação Susan G. Komen for The Cure

Nancy G. Binker prometeu à sua irmã Susan G. Komen, que lutaria a favor causa do Cancro da Mama, quando esta estava de “partida” devido a uma doença incurável.

Read More...

Ligações

Globalsea Travel - Agência de Viagens Recomendada Especialista em Turismo de Cruzeiros

infoCruceros.com 

Redes sociais

images2 images4