Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: COSTA CONCORDIA - ACIDENTE GRAVISSIMO

Re: COSTA CONCORDIA - ACIDENTE GRAVISSIMO 7 anos 4 meses atrás #24585

• Pedro
  • Desligado
  • Junior Boarder
  • Obrigado recebido 163
O número de mortos já subiu para 5 infelizmente. O lado menos mau é que o numero de desaparecidos diminuiu para 17.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: COSTA CONCORDIA - ACIDENTE GRAVISSIMO 7 anos 4 meses atrás #24586

• ajlc
  • Desligado
  • Gold Boarder
  • Obrigado recebido 400
Olá boa tarde
É de facto uma noticia muito triste, agora que aconteceu este acidente tenho estado a pensar no cruzeiro que fiz no Costa Pacifica cheguei á conclusão que o simulacro de evacuação foi feito no ultimo dia, pois como nas companhias Europeias pode-se embarcar em quase todos os portos, o simulacro foi feito no porto onde mais passageiros embarcaram neste caso Livorno e não era obrigatorio para nos que desembarcavamos no dia seguinte. Se aqui tambem foi assim é possivel que tenha gerado confusão.
ajlc

Re: COSTA CONCORDIA - ACIDENTE GRAVISSIMO 7 anos 4 meses atrás #24587

• Merlin Azul
  • Desligado
  • Senior Boarder
  • Obrigado recebido 189
Neste momento, prefiro recordar todos os momentos de felicidade que algumas centenas de milhar de pessoas tiveram ao embarcar neste fantástico navio!!!

Para todos nós que gostamos de cruzeiros, este é apenas um momento menos agradável. Nada que fará qualquer um de nós desistir de disfrutar do prazer de "cruzeirar".

Um abraço

Francisco
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Hermes, CRUZeirista-CBRA

Re: COSTA CONCORDIA - ACIDENTE GRAVISSIMO 7 anos 4 meses atrás #24588

• Pedro
  • Desligado
  • Junior Boarder
  • Obrigado recebido 163
ajlc escreveu:
Olá boa tarde
É de facto uma noticia muito triste, agora que aconteceu este acidente tenho estado a pensar no cruzeiro que fiz no Costa Pacifica cheguei á conclusão que o simulacro de evacuação foi feito no ultimo dia, pois como nas companhias Europeias pode-se embarcar em quase todos os portos, o simulacro foi feito no porto onde mais passageiros embarcaram neste caso Livorno e não era obrigatorio para nos que desembarcavamos no dia seguinte. Se aqui tambem foi assim é possivel que tenha gerado confusão.
ajlc

No meu caso o simulacro para nós nem existiu. Foi efectuado no dia de Savona que foi o nosso ultimo porto. Como é natural avisaram que quem saia em Barcelona não necessitava de fazer. Apenas umas explicações muito ligeiras acerca do procedimento no primeiro dia.

No caso da RC o barco só saiu depois do simulacro efectuado..

Mais uma importante noticia.. Acho engraçado este promenor.."O navio cruzeiro afundou depois de bater num recife de apenas 300 metros de profundidade depois de passar muito próximo da ilha de Giglio, na Toscânia, na sua rota para Savona, no norte da Itália."

Gostava de saber como é que um navio bate num recife a 300 metros de profundidade!! Afinal deve ser um submarino, e eu a pensar que era um navio de cruzeiro... :woohoo:
Última Edição: 7 anos 4 meses atrás por Pedro.

Re: COSTA CONCORDIA - ACIDENTE GRAVISSIMO 7 anos 4 meses atrás #24590

• Castelo
  • Desligado
  • Senior Boarder
  • Obrigado recebido 164
Pedro escreveu:
ajlc escreveu:
Olá boa tarde
ajlc

No meu caso o simulacro para nós nem existiu. Foi efectuado no antes da partida de Savona que foi o ultimo porto. Como é natural avisaram que quem saia em Barcelona não necessitava de fazer. Apenas umas explicações muito ligeiras acerca do procedimento no primeiro dia.

No caso da RC o barco só saiu depois do simulacro efectuado..

Mais uma importante noticia.. Acho engraçado este promenor.."O navio cruzeiro afundou depois de bater num recife de apenas 300 metros de profundidade depois de passar muito próximo da ilha de Giglio, na Toscânia, na sua rota para Savona, no norte da Itália."

Gostava de saber como é que um navio bate num recife a 300 metros de profundidade!! Afinal deve ser um submarino, e eu a pensar que era um navio de cruzeiro... :woohoo:

Acabaram agora de entrevistar um dos sobreviventes portugueses no jornal da Tvi. Já fez vários cruzeiros com a Costa e segundo disse, até à hora do acidente, este estava a ser o melhor cruzeiro de sempre. Referiu no entanto algo que me preocupa: não existiu simulacro!! Algo que deveria ser obrigatório para todos os passgeiros.

Quando embarcámos no Carnival Valor para o nosso primeiro cruzeiro, o navio não saiu do porto de Miami enquanto o simulacro não terminou! Ja com os meus pais que fizeram um cruzeiro a bordo da MSC com saida de Lisboa, também só fizeram o simulacro em Génova, ou seja, quase no fim do cruzeiro...

Bem, agora só nos resta esperar que os desaparecidos sejam encontrados ainda com vida, que é o mais importante.

Re: COSTA CONCORDIA - ACIDENTE GRAVISSIMO 7 anos 4 meses atrás #24591

• ramos
  • Desligado
  • Fresh Boarder
  • Obrigado recebido 8
Viajei no Costa Concordia em Abril do ano passado e ainda me custa a acreditar que o navio que me proporcionou um dos melhores cruzeiros da minha vida esteja ali moribundo, tombado no mar. Era um navio grandioso em todos os aspetos, luxuoso, com um excelente serviço e boas acomodações. Até me doi o coração de ver aquele monstro dos mares ali naquele estado.
Iniciámos a cruzeiro em Barcelona e durante os 8 dias em que estive a bordo apenas foi efetuado um simulacro de evacuação e para os passageiros entrados em Savona, ou seja, na véspera de eu desembarcar. Fato que na altura comentei em familia e achei estranho pois nunca tal me tinha acontecido. Confirmo pois o já afirmado neste forum por outros cruzeiristas de que a Costa não acautela este tipo de operações que são, como se sabe de caracter obrigatório.

Re: COSTA CONCORDIA - ACIDENTE GRAVISSIMO 7 anos 4 meses atrás #24592

• SViegas
  • Desligado
  • Gold Boarder
  • Obrigado recebido 720
Olá!

Até agora, em todos os cruzeiros que fiz, sempre houve simulacro, uns mais completos outros menos, antes da saída do porto de embarque. Sei que a MSC e a Costa, quando fazem embarques em mais que um porto só fazem um simulacro pelo que muitos passageiros podem só passar por ele no fim do cruzeiro. Pode ser que os últimos acontecimentos alterem a situação que considero negativa.

Veremos que medidas extras serão tomadas depois de um acidente destes que ninguém julgaria possível acontecer.

Sílvia Viegas
2005 - Island Escape
2007 - Oceanic & Legend of the Seas
2009 - Princess Danae & Pacific Dream
2009 - Celebrity Solstice
2010 - Adventure of the Seas
2011 - MSC Magnifica & Carnival Glory x 2
2012 - MSC Splendida
2013 - MSC Opera
2014 - Ocean Princess
2015 - Mariner of the Seas

Re: COSTA CONCORDIA - ACIDENTE GRAVISSIMO 7 anos 4 meses atrás #24593

• Hermes
  • Desligado
  • Senior Boarder
  • Obrigado recebido 554
Boa noite ao Forum :)

Tenho pensado muito em tudo isto que aconteceu, e em como (e porquê) terá acontecido. Não encontro respostas, além de uma dramática falha humana de quem, em diferentes níveis de responsabilidade, deveria estar atento à pilotagem do navio, e, em tempo útil, ter tomado as medidas necessárias para evitar o acidente. Não consigo entender como é que sistemas de navegação tão sofisticados, não deram, atempadamente, a informação de que existia um perigoso desvio na rota do navio.

No entanto, quero deixar aqui uma palavra de profundo reconhecimento a todos os que, com grande abnegação, professionalismo, e sentido de responsabilidade, conseguiram salvar mais de 4.000 pessoas impedindo assim uma catástrofe brutal.

Realmente, nesta grande desgraça, graças a um grande número de HERÓIS desconhecidos, salvaram-se milhares de pessoas.

Aqui fica a minha sentida Homenagem a todos os tripulantes do Costa Concórdia, que foram realmente os grandes HERÓIS desta tragédia.

Hermes (Luis)
Última Edição: 7 anos 4 meses atrás por Hermes.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: ajlc, SViegas, Pedro, CRUZeirista-CBRA

Re: COSTA CONCORDIA - ACIDENTE GRAVISSIMO 7 anos 4 meses atrás #24596

• tgpaulo
  • Desligado
  • Gold Boarder
  • Obrigado recebido 324
ramos escreveu:
Viajei no Costa Concordia em Abril do ano passado e ainda me custa a acreditar que o navio que me proporcionou um dos melhores cruzeiros da minha vida esteja ali moribundo, tombado no mar. Era um navio grandioso em todos os aspetos, luxuoso, com um excelente serviço e boas acomodações. Até me doi o coração de ver aquele monstro dos mares ali naquele estado.
Iniciámos a cruzeiro em Barcelona e durante os 8 dias em que estive a bordo apenas foi efetuado um simulacro de evacuação e para os passageiros entrados em Savona, ou seja, na véspera de eu desembarcar. Fato que na altura comentei em familia e achei estranho pois nunca tal me tinha acontecido. Confirmo pois o já afirmado neste forum por outros cruzeiristas de que a Costa não acautela este tipo de operações que são, como se sabe de caracter obrigatório.

O grande problema da Costa e tambem da MSC é que são companhias com uma política de viagem de cruzeiro diferente de todas as outras. Um cruzeiro na Costa e neste caso no Concordea é um cruzeiro onde se pode embarcar ou desembarcar em qualquer paragem e sería desconfortável para a companhia ter de fazer o simulacro de emergência todos os dias. Desse modo ele é feito apenas no 1º dia do Porto de Partida que neste caso era Savona! Tambem devem ter reparado que a não tiveram noite de boas vindas e a noite da despadida é feita logo nos primeiros dias (antes das boas vindas) porque até a sua temática está condicionada ao tal porto de Partida.
A quando do meu cruzeiro na MSC, foi feito em Veneza o simulacro à partida e no 2º dia em Bari embarcaram mais passageiros e esses devem ter visto o simulacro por um canudo!!!
Até agora a lei foi sendo contornada, mas depois disto vão ter de apertar as regras de segurança ou vão ter graves problemas para sobreviver.

Re: COSTA CONCORDIA - ACIDENTE GRAVISSIMO 7 anos 4 meses atrás #24598

• Castelo
  • Desligado
  • Senior Boarder
  • Obrigado recebido 164
Hermes escreveu:
Boa noite ao Forum :)

Tenho pensado muito em tudo isto que aconteceu, e em como (e porquê) terá acontecido. Não encontro respostas, além de uma dramática falha humana de quem, em diferentes níveis de responsabilidade, deveria estar atento à pilotagem do navio, e, em tempo útil, ter tomado as medidas necessárias para evitar o acidente. Não consigo entender como é que sistemas de navegação tão sofisticados, não deram, atempadamente, a informação de que existia um perigoso desvio na rota do navio.

Hermes (Luis)

Bom dia,

também pensava assim, mas hoje li um artigo do Infocruceros com várias explicações, onde encontrei este comentário (desculpem estar em Espanhol, mas entende-se perfeitamente):

"Comentarios: "¿Como es que no se detectó la roca con la sonda?
Las sondas ofrecen información sobre el perfil del fondo marino en la vertical del barco, no hacia adelante, es decir, muestran el fondo sobre el que estas pasando, no sobre el que vas a pasar, no sirven para detectar objetos sumergidos por delante del barco. Esta información solo está en las cartas de navegación. Si la roca estaba en la carta de navegación, que seguramente lo estará, el capitán cometió un tremendo error al pasar sobre ella, aunque está por ver si antes hubo un fallo electrico que desvió la nave de su rumbo o no."

O link: [/url]www.infocruceros.com/noticias/1-ultimas/...hechos-y-apariencias][/url]
Um abraço.
João
Última Edição: 7 anos 4 meses atrás por Castelo.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Hermes
Tempo para criar a página: 1.281 segundos