GST banner home infoC 002

infocruzeiros_Logo_arttur_2011A primeira temporada da série Cruzeiros, constituída por 20 episódios e transmitida na SIC Notícias, acaba de ser premiada em duas categorias no Festival Internacional de Cinema de Turismo que teve lugar em Barcelos, entre 27 e 20 de Setembro.

O Festival Art&Tur realizou-se em Barcelos, cidade que acolherá o Festival até 2020, segundo palavras do Presidente da Câmara local, Miguel Costa Gomes, no encerramento do mesmo. Este evento trouxe à cidade minhota muitos forasteiros nacionais e vindos do estrangeiro, dos quais se destacam participantes do Japão, EUA, Letónia, Rep. Checa, França, Alemanha, Itália, entre outros.

Espanha teve uma grande participação quer de filmes participantes e de académicos que intervieram nas diversas conferencias.infocruzeirosFrancisco_dias

No total estiveram 287 filmes na seleção oficial, em competição e provenientes de 38 países. Este foi o maior numero de países e filmes presentes e um orgulho para toda a equipa dirigida por Francisco Dias (na imagem), Professor Universitário da Escola Superior Turismo e Tecnologia do Mar, do Instituto Politécnico de Leiria, e que é o mentor deste projeto.

infocruzeiros_sala_barcelos_ARTandTUR_2011
A série Cruzeiros participante a concurso no festival arrecadou dois prémios nas categorias “Expedições e Viagens”, onde estavam 90 filmes e em “Turismo Náutico e Atividades Aquáticas” onde concorriam 24 filmes.

Para Fernando Santos, Autor/Produtor (Global Sea Produções) “este reconhecimento deveu-se ao desejo por parte dos cruzeiristas e turistas em geral, que houvesse um programa de televisão regular sobre esta indústria, onde se abordassem vivências e experiencias a bordo, e ainda onde pudessem ser tratados os destinos, navios, recomendações aos cruzeiristas, etc.

Estes prémios são também de todos aqueles que nos apoiaram ao longo da temporada de 2011 e aos outros que seguramente cumprirão com os apoios prometidos.

A direção da SIC Noticias e SIC Internacional tiveram importância capital neste nosso projeto, pois sem o seu apoio e emissão dos programas, nunca teríamos chegado a este resultado. Foi um sinal de que acreditaram no projeto, pois viram nele valor e que se enquadrava na sua programação.”

Adianta ainda o autor do programa da SIC Notícias que a sua “equipa multidisciplinar foi fundamental para o sucesso desta primeira temporada. “

infocruzeiros_Palestra_FernandoSantos2_barcelos_ARTandTUR_2011

Tiveram lugar para além de diversas expressões artísticas e culturais, dois ciclos de filmes dedicados ao cineasta espanhol Carlos Saura, com a trilogia de filmes Ibéria, e Tango e Fados e ainda o ciclo dedicado ao cinema de Sylvio Back, cineasta brasileiro e presidente do Juri Internacional deste Festival Internacional de Cinema Art&Tur 2011.

Outros Premiados

Pela primeira vez estiveram a concurso a nível mundial filmes 3D, dos quais se destacou o filme espanhol “En tierra de Sueños” (2011), do produtor Juan Santamaria e do realizador Ezequiel Degastaldi, um trabalho feito à volta da produção vitivinícola da região do Vinho Rioja (Espanha). Mas o grande Vencedor foi “México en Tus Sentidos” (2011) de Willy Sousa, que levou para casa o Melhor Filme do Festival ART&TUR 2011, o1º prémio de Destinos Turísticos e o prémio da Melhor Fotografia.

Palestra "O Turismo de Cruzeiros na Atualidade
"


No decorrer deste Festival Art&Tur o tema cruzeiros foi igualmente debatido, Fernando Santos, no dia inaugural do Festival e dia Mundial do Turismo, apresentou uma comunicação intitulada "O Turismo de Cruzeiros na Atualidade", onde foi feita uma resenha da evolução histórica dos cruzeiros até à atualidade e que serviu de mote para apresentar o programa da SIC Notícias, tendo sido exibidos alguns trechos do programa Cruzeiros.
infocruzeiros_Palestra_FernandoSantos_barcelos_ARTandTUR_2011

 

Ligações

Globalsea Travel - Agência de Viagens Recomendada Especialista em Turismo de Cruzeiros

infoCruceros.com